Oeiras atinge meta de vacinação e imuniza 91,24% do público-alvo contra a gripe

O município de Oeiras atingiu a meta do Ministério da Saúde de vacinar pelo menos 90% do público-alvo na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Oeiras vacinou 91,24% do público-alvo.

A prioridade era para gestantes, puérperas, crianças entre seis meses a menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.

É importante lembrar que a vacinação é uma das formas de prevenção, que devem ser aliadas a outras ações, como a assepsia frequente das mãos, manter os ambientes ventilados mesmo em dias mais frios e cobrir o rosto ao tossir ou espirrar. Isso porque a transmissão da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

A vacina contra gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *